sexta-feira, 14 de março de 2025

Prefeito de Mamborê realiza reunião com a gerência regional da Sanepar

Na manhã de quinta-feira (13), o prefeito Sebastião Martinez recebeu a gerente regional da Sanepar, Araceli Stela, que estava acompanhada pelo coordenador regional Aurélio, o coordenador comercial Marcos e o coordenador de planejamento Fabiano. A reunião abordou diversos temas relacionados aos serviços prestados pela empresa em Mamborê.

Um dos primeiros pontos discutidos foi a falta de água que ocorreu recentemente em determinados horários do dia. O prefeito questionou a situação, e, segundo a Sanepar, o aumento no consumo de água foi devido ao calor intenso que atingiu a região foi um dos principais fatores. Além disso, a queima da bomba reserva no pico de consumo contribuiu para o problema. A Sanepar informou que uma nova bomba reserva será disponibilizada para a cidade, a fim de evitar a falta de água no futuro.
Outro ponto relevante da reunião foi a discussão sobre os quatro pilares do saneamento básico, conforme estabelece a Lei Federal 14.026. A legislação garante a provisão de água de qualidade, drenagem pluvial, esgoto eficiente, resíduos sólidos e limpeza urbana.
1º Pilar - Água Tratada:
Em relação ao abastecimento de água, 100% da água consumida no município já é tratada, o que já é uma realidade em Mamborê.
2º Pilar - Rede de Esgoto:
No que diz respeito à rede de esgoto, Mamborê tem 80,25% de cobertura com a rede coletora. A Lei Federal prevê 100% de tratamento de esgoto, e segundo a Sanepar a cidade já está com obras programadas para atingir esse marco até 2033.
3º Pilar - Drenagem Pluvial:
A drenagem pluvial e direcionada, especialmente para municípios sem asfalto. Mamborê já está totalmente regularizado neste aspecto.
4º Pilar - Resíduos Sólidos:
A Sanepar tem uma parceria com a grande maioria dos municípios do Paraná, incluindo a região, para a coleta e destinação correta dos resíduos sólidos. Segundo o prefeito, Mamborê está planejando enviar um projeto à Câmara Municipal ainda este ano para tratar dessa questão e garantir o descarte adequado do lixo, promovendo a preservação do meio ambiente.
O prefeito Martinez também levantou a questão da taxa mínima de água. A Sanepar informou que há um estudo em andamento, e existe uma grande possibilidade de que a taxa mínima deixe de existir nos próximos meses. O prefeito afirmou que está avaliando, juntamente com os técnicos, os impactos dessa mudança para os consumidores.
Quanto às ligações de esgoto, o prefeito destacou que várias residências ainda não possuem ligação à rede. A Prefeitura está buscando um fundo junto à Sanepar para identificar famílias de baixa renda e garantir que elas tenham as ligações realizadas. Além disso, será exigido dos proprietários com condições financeiras que ainda não realizaram a ligação que o façam, a fim de evitar problemas de saúde pública.
Ao final da reunião, o prefeito classificou o encontro como muito positivo e agradeceu à equipe da Sanepar, destacando que a questão do problema da falta de água foi um dos principais avanços da reunião. Sabemos que a Sanepar é uma empresa estatal e que tem como finalidade a prestação de serviço com qualidade, concluiu o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário