A Secretaria de Educação de Mamborê celebra os resultados positivos que evidenciam os avanços na educação do município. Na última quarta-feira (4), o vice-prefeito e prefeito eleito Sebastião Martinez, juntamente com a secretária de Educação, Lourdinha Daboit Brunetta, participaram de uma reunião no Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão.
O relatório destaca os avanços significativos alcançados pela rede municipal de ensino em todos os indicadores educacionais analisados. Esse progresso é fruto de uma política de gestão tripartite cooperativa entre União, Estados e Municípios, que reforça o compromisso com uma educação de qualidade e equitativa para todos os cidadãos.
A parceria entre os entes federados tem como objetivo construir um sistema educacional inclusivo, fortalecendo a colaboração e promovendo melhores oportunidades de aprendizagem para os estudantes de Mamborê.
Sebastião Martinez Destaca os Investimentos e Compromisso com a Educação de Mamborê
Durante o evento, o vice-prefeito e prefeito eleito de Mamborê, Sebastião Antonio Martinez, ressaltou os importantes investimentos realizados no setor de educação nos últimos anos, durante a gestão do prefeito Ricardo Radomski. "Agora, estamos colhendo os frutos desses esforços", afirmou Martinez.
Ele também reforçou o compromisso de sua futura administração com o desenvolvimento educacional do município. "A educação será um dos setores em que iremos trabalhar intensamente para oferecer cada vez mais oportunidades aos nossos alunos", concluiu o prefeito eleito.
Essas declarações refletem o comprometimento da gestão com a continuidade de políticas públicas que busquem fortalecer a qualidade da educação e garantir melhores condições para o aprendizado de todos os estudantes da rede municipal.
Secretária de Educação Destaca Ações Estratégicas nos Avanços da Educação em Mamborê
Para a secretária de Educação de Mamborê, Lourdinha Daboit Brunetta, os avanços significativos alcançados na educação municipal são o resultado de uma soma de ações estratégicas e colaborativas. Entre essas ações, ela destacou:
• Formação continuada de professores;
• Investimento em projetos e programas específicos, para garantir que todas as crianças aprendam;
• Monitoramento do processo de aprendizagem e acompanhamento no desenvolvimento dos alunos,oferecendo o suporte necessário para que cada estudante alcance seu potencial.
A secretária enfatizou que o sucesso dessas iniciativas só é possível graças à parceria e ao engajamento de todos os envolvidos no processo educacional, incluindo professores, equipes técnicas, gestores e outros agentes educacionais.
“Todos estão de parabéns. O resultado final é o mais importante para nós: o desenvolvimento e a aprendizagem dos nossos alunos”, concluiu a secretária, reafirmando o compromisso com uma educação transformadora e inclusiva no município.
INFORMAÇÕES GERAIS
• Aumento dos números de matriculas dos alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais de forma gradativa visando cumprir com a meta Plano Municipal de Educação.
• O IDEB (Índice de desenvolvimento da Educação Básica), compõe o Sistema SAEB é um indicador que avalia a qualidade da educação nas escolas brasileiras, para os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Ele mede a aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática e o fluxo escolar, combinando com o desempenho em avaliações padronizadas e as taxas de aprovação. Mamborê avançou de 6, 0 em 2021, para 6,9 em 2023.
• Indicador de Nível Socioeconômico – INSE, compõe o Sistema Nacional de Avaliação Básica SAEB, que avalia o contexto socioeconômico das escolas e suas comunidades. É analisado aspectos como renda familiar, nível de escolaridade dos pais e acesso a recursos condições essas que podem impactar o desempenho escolar. Por meio deste indicador identifica-se as desigualdades e direciona as políticas educacionais para apoiar os alunos nos diversos contextos socioeconômicos visando reduzir as desigualdades.
• Índice de Qualidade da Educação Paranaense – IQEP, define os critérios para os índices de participação dos municípios na cota-parte do ICMS, a Lei 21.359, de 05/01/2023, estabelece as regras para definir o IQEP, que é composto pelos seguintes indicadores: Ensino 50%, Alfabetização 30%, Educação Integral 10% e social 10%.
• Nas Avaliações Educacionais – INDICADOR CRIANÇA ALFABETIZADA é um instrumento de monitoramento do Ministério da Educação – MEC dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – CNCA, que permite acompanhar o avanço na alfabetização das crianças brasileiras no final do 2º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, identificando o percentual de crianças alfabetizadas no município. Mamborê atingiu o índice projetado a nível Federal para 2030.
• Avaliação de Fluência Leitora, que tem por objetivo aferir o desempenho dos estudantes em leitura de palavras e textos em Língua Portuguesa no 2º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Os resultados permitem identificar o nível de leitura dessas crianças, possibilitando implementações de ações especificas para desenvolvimento das capacidades de cada um. Os dados abaixo se referem à avaliação de entrada, realizada em março de 2024.
• PROVA PARANÁ MAIS – SAEP, a Prova Paraná Mais, tem o objetivo de aferir os conhecimentos dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática de todos os estudantes dos 2º e 5º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais da rede municipal de ensino, os alunos respondem a testes dos componentes curriculares e a um questionário sócio contextual com o intuito de contextualizar e estabelecer correlações que ajudem a explicar os resultados obtidos.
• INDICADORES EDUCA JUNTOS – Envio de material de apoio pedagógico para orientar e apoiar a atuação dos professores no município: Material de Apoio Pedagógico Matemática (1º. 2º e 3º Anos); Material de Apoio Pedagógico Língua Portuguesa (1º e 2º Anos) e Caderno de Transição do 5º Ano para o 6º Ano.
• FORMADORES EM AÇÃO MUNICIPIO – O objetivo do Formadores em Ação Municípios é orientar e apoiar a atuação dos professores da rede Municipal na busca de uma organização do trabalho pedagógico, com vistas a melhoria e garantia dos processos de aprendizagem, por meio da formação continuada, entre pares, que contribua de forma efetiva no processo de ensino aprendizagem dos estudantes.
Prefeitura de Mamborê
Assessoria de Imprensa
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