O trabalho que os técnicos do Instituto IDR Paraná realizam com os produtores busca apoiar o desenvolvimento da cadeia produtiva, procurando proporcionar aos sistemas, sustentabilidade com enfoque na preservação dos recursos naturais e na renda em todos os elos da atividade.
A piscicultura bem conduzida permite a obtenção de uma renda econômica significativa dependendo do nível tecnológico adotado, com a utilização de pequenas áreas da propriedade”.
Na região da Comcam várias iniciativas estão em andamento, principalmente com foco na subsistência e comercialização do excedente, Visando fomentar a diversificação de produtos na pequena propriedade, a produção e o consumo de alimentos saudáveis e seguros, as opções de lazer, bem como, estimular a geração de renda, a unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Mamborê IDR-Paraná promoveu a distribuição de 8.000 alevinos das espécies tilápias, carpas e bagres, a 10 produtores rurais do município.
O IDR-Paraná divulga, organiza pedidos e distribui os alevinos aos agricultores, com instruções de soltura e alimentação, trabalho que já tem uma história no município pois é realizado a mais de 35 anos, em parceria com a Empresa Dal Bosco de Toledo, e vem contribuindo de forma expressiva ao desenvolvimento da Piscicultura local, informa o extensionista Luiz Vanderley da Silva, da unidade local de extensão rural.
“A maioria dos produtores tem a produção voltada apenas para o consumo familiar. Entretanto, alguns no grupo, comercializam parte da produção diretamente com o consumidor final durante o ano inteiro, com maior volume na quaresma e, também, uma parte é comercializado na feira do produtor, in natura e transformado, na forma de tortas e outros salgados” comentou Luiz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário