sábado, 22 de junho de 2024

Mamborê é destaque na região em programa nacional de alfabetização

Educação é um processo que visa o pleno desenvolvimento intelectual, físico e moral de um indivíduo sobretudo na infância e na juventude auxiliando no desenvolvimento social, aprimorando suas habilidades e competências e a sua adequada inserção na sociedade. Visando atender esse preceito o Governo Federal lançou o programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que objetiva garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país.

Em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, tendo como foco assegurar que todos os estudantes brasileiros estejam alfabetizados ao final do 2° ano do ensino fundamental, além de recompor as aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia.

A Secretaria de Educação de Mamborê fez adesão ao programa por meio de um planejamento pedagógico consistente e com o comprometimento de todos os envolvidos no processo: Diretores, Coordenadores Pedagógicos, professores, alunos, pais e responsáveis e toda a comunidade escolar.

E por meio da Pesquisa Alfabetiza Brasil — realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) Essa iniciativa é fundamental para monitorar e avaliar a qualidade da alfabetização e o Compromisso, assim como a implementação dos sistemas estaduais, em articulação com o Inep/MEC, divulgou no final do mês de maio de 2024 os primeiros resultados nacionais censitários de aprendizagem ao final do 2º ano.

E Mamborê alcançou a melhor nota dos 25 municípios da região da COMCAM e o estado do Paraná o segundo lugar entre os estados.

As metas dentro do compromisso devem orientar as ações, para que todas as crianças, atinjam o nível 5 de alfabetização, correspondente a toda criança alfabetizada, até 2030 onde a nota a ser atingida pelo aluno para ser considerado alfabetizada é 743 pontos nível 5 (acima de 80%) O Inep também estuda a criação do Índice de Desenvolvimento da Alfabetização.

A educação é um processo contínuo, isto é, necessário que tenha perenidade e não se esgote em um momento episódico e passageiro, mas que seja continuo e de forma equitativa e qualitativa e que garanta os direitos de aprendizagem e desenvolvimento para todos. É por meio dela que como Nação, definimos qual a formação que queremos para nossos estudantes, futuros cidadãos. Nossos agradecimentos em especial aos professores e a todos os envolvidos no processo educacional.



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