Your world of Wpdance.com, Wpdance.com by WpDance

Home » Geral » Comcam » Secretaria de Saúde alerta sobre perigo com escorpiões

Secretaria de Saúde alerta sobre perigo com escorpiões

admin Out 04,2017 Nenhum Comentário

A secretaria da Saúde do Paraná emitiu uma nota que destaca a importância e a necessidade de controlar as populações de escorpiões, pelo risco que representam para saúde humana, já que a erradicação dessas espécies não é possível e nem viável. No entanto, o controle pode diminuir o número de acidentes e consequentemente, a morbimortalidade.

Os escorpiões são animais peçonhentos que injetam veneno por ferrão na ponta da calda. O acidente com pessoas ocorre geralmente quando se encosta no animal, geralmente a mão ou o pé.

A implementação de parcerias entre órgãos ligados à limpeza urbana, ao saneamento, as obras públicas e à educação, é imprescindível para a implementação das medidas de controle. As ações continuadas de educação em saúde garantem a continuidade das mudanças geradas no dia-a-dia da população.

A Prefeitura de Mamborê, através do setor de vigilância sanitária, pede à população que ao encontrar um escorpião, procurem capturar o mesmo usando de todos os cuidados colocando-os em um recipiente fechado  e entregar para a vigilância, ou ligar para o telefone 156 que um funcionário do setor irão até a residência da pessoa. Ainda segundo o setor, muitos casos estão sendo registrados em cidades da região, por isso é importante que todos adotem as medidas para evitar a presença de escorpiões.

Os principais cuidados são;

  • Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar

  • Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados e entrega-los para o serviço de coleta.

  • Limpar terrenos baldios

  • Eliminar fontes de alimento para escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados;

  • Remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto as paredes externas e muros

  • Manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões;

  • Rebocar paredes  para que não apresentem vão ou frestas.

  • Verificar cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los;

  • Limpe periodicamente ralos de banheiros, cozinha e caixas de gordura.

Além destes cuidados outros podem ser realizados. Melhores informações poderão ser obtidas junto ao setor de Vigilância Sanitária da prefeitura. Você também pode consultar o manual de controle de escorpiões do Ministério da Saúde através do endereçohttp://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manualcontroleescorpioes.pdf

 

 

Etiquetas

CompartilheCompartilhe essa notícia CompartilheCompartilhe essa notícia

About The Author

Comentários fechados.